terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FALTA DE PLANEJAMENTO

Audiência discute alterações de trânsito no bairro Sagrada Família


Audiência discute alterações de trânsito no bairro Sagrada Família A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou audiência pública, no dia 21 de dezembro, para discutir uma proposta da BHTrans de mudança do sentido de circulação do trânsito na Rua Conselheiro Lafaiete, principal via de acesso ao bairro Sagrada Família. A iniciativa foi dos vereadores Fred Costa (PHS) e Daniel Nepomuceno (PSB).
De acordo com a proposta da BHTrans, a Rua Conselheiro Lafaiete passaria a ter apenas um sentido de tráfego, em direção ao bairro Cidade Nova. A circulação no sentido contrário, em direção ao centro da cidade, seria transferida para as ruas Caldeira Brant e João Gualberto Filho.

A proposta não agradou os moradores da região, que reclamam que as ruas que passariam a receber o fluxo de veículos da principal via do bairro têm características residenciais, além do asfalto ser antigo. Segundo os moradores, haveria o risco de ocorrer acidentes e abalo das estruturas dos edifícios.

Um grupo de moradores apresentou um relatório apontando possíveis impactos da alteração do trânsito. No relatório, eles indicam que o asfaltamento da Rua Caldeira Brant, em forma de paralelepípedo, poderia causar inundações em função da impermeabilização do solo. Os moradores alertaram também para a questão dos impactos ambientais, como poluição sonora e atmosférica, além da perda da “identidade” do bairro, conhecido pelo seu aspecto provinciano.

O diretor de planejamento da BHTrans, Daniel Couto, garantiu que o projeto está aberto a propostas para atender a comunidade. Ele assegurou que, após diversas reuniões com o corpo técnico da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a mudança garantirá maior fluidez ao trânsito da Rua Conselheiro Lafaiete, que apresenta tráfego intenso e retenções. O diretor afirmou que todos aspectos estruturais e ambientais foram levados em consideração pelos engenheiros na elaboração do projeto e lamentou que a comunicação entre Poder Público e comunidade tenha sido “falha”.

Estiveram presentes à reunião, os parlamentares Fred Costa (PHS), Daniel Nepomuceno (PSB) e Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL).

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional.
Considerações:

Tal fato demonstra a falta de planejamento, o fluxo de veículos  intenso na Rua Conselheiro Lafaiete deve-se ao aumento de veículos circulando, cuja origem é um transporte coletivo deficitário, ou seja, caro e inadequado. A verticalização do bairro é outro fator que contribui muito para esta situação. A especulação imobiliária também é muito grande; em um espaço curto de tempo, as casas antigas "se transformam" em edifícios com inúmeros apartamentos à venda, a prefeitura lucra com tudo isso por meio da arrecadação do IPTU. Mudar o trânsito é uma forma de "apagar incêndio", o que o bairro necessita é de um transporte público adequado e de menos pessoas imigrando para novos apartamentos.

A mudaça do trânsito na Rua Pitangui também gerou polêmica, conforme vídeo abaixo:



2 comentários:

  1. Sou morador do bairro, e ningúem perguntou para mim nem para nenhum conhecido meu sobre o que achávamos dessa mudança, conforme afirmado pela integrante da "associação dos moradores" do bairro Sagrada Família.

    ResponderExcluir
  2. Prezados senhores,
    Meu nome é Heli.
    Trabalho na drogaria Araujo da Silviano Brandão nº 2021 e gostaria cantactar com os responsáveis desta associação.
    Nosso contato.
    Tel. 3463 4480 e 3463 4795

    ResponderExcluir