domingo, 16 de janeiro de 2011

Os jovens e as drogas

Atualmente o uso de drogas por jovens é algo tão corriqueiro que, infelizmente, para muitos está sendo considerado normal e, neste contexto, uma pergunta não pode ser deixada de lado: Por que existem tantos usuários?

Os jovens adolescentes são constantemente tentados a usá-las porque querem ser aceitos em grupos sociais mesmo sabendo que estão cometendo um erro. Geralmente aderem às drogas no período em que estão mais vulneráveis e confusos.

Muitos pais declaram que não sabem como isso aconteceu, mas na verdade sabem sim. O principal argumento é de que nunca deixaram faltar nada para os filhos e que estes sempre, ou na medida do possível,  tiveram seus desejos atendidos.

Então o que falta ou faltou para os jovens? Bem, ainda não sou pai, mas sei o que não me faltou na adolescência, atenção. Infelizmente o que vemos é um cenário de relações efêmeras, em que muitos pais, separados ou não, não despendem tempo suficiente para as relações familiares. Ambos trabalham para satisfazerem as necessidades materiais da família e se esquecem do mais importante: de que neste período os filhos estão suscetíveis a diversas formas de influências.

Fala-se muito que os jovens têm direito a privacidade, que precisam ser tratados como adultos, que devido aos diversos meios de comunicação, já estão bem informados e que são os traficantes os responsáveis pelo descaminho, ou então, que as drogas deveriam ser liberadas.

O que posso afirmar com certeza absoluta é que enquanto adolescente, não me faltou atenção, não me faltou orientação e até mesmo fiscalização, algo que não pode ser considerado atentado a minha privacidade, uma vez que nesta idade eu não era "dono do meu nariz" porque dependia dos meus pais. Também existiam drogas e traficantes, mas nunca me faltaram valores.

Na escola nunca usei drogas, nunca aceitei nada de estranhos e de colegas, sempre respeitei meus professores porque sabia que, caso houvesse reclamações, eu seria penalizado e não eles. Enganam-se aqueles que pensam que a escola é que tem que "dar jeito" nos filhos, prova disso é o desrespeito a que são submetidos professores e todos aqueles que presenciam ou sofrem as agressões e todo tipo de insubordinação.

Argumentar que hoje é mais difícil fiscalizar o consumo de drogas, devido à internet, não procede. A internet de fato facilita as influências externas quando os pais permitem o acesso indiscriminado, sem limites, e também que os filhos se tranquem em seus quartos, porque acham que estes já estão "grandes" e que sabem o que é certo e o que é errado.

Conclusão:

Os valores de fato se inverteram: professores são demitidos por causa de alunos, os pais não são responsáveis pelos atos dos filhos, o uso de drogas é algo banal. Encontrar responsáveis para esta mazela social é a intenção de todos, mas o problema é que cada um quer justificar a sua inércia, sua omissão. Transferir a responsabilidade para outros é a maneira mais cômoda ou conveniente para aqueles que nunca assumem sua parcela de culpa. Existe um dizer que sempre ouvi dos mais velhos e caso fosse considerado  teríamos menos problemas: "Quem pariu Mateus, que o embale"
O problema é que quem pariu não quer, ou não consegue mais embalar, sobrando então para a sociedade como um todo.
    

2 comentários: